segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Resenha: Puros

Título: Puros
Autor(a): Julianna Baggott
Editora: Intrínseca
Páginas: 368
Gênero: Ficção Americana
ISBN:978-85-8057-232-2
Minha Avaliação: ★★★


'Sabemos que vocês estão aqui,nossos irmãos e irmãs.Um dia sairemos do Domo e nos juntaremos a vocês em paz. Por enquanto, observamos de longe com benevolência.'

Direto ao ponto, Puros tem um contexto bom, e a ficção do mundo pós apocalíptico sempre rende boas estórias. Porém, a forma como a história foi escrita é meio arrastada e cansativa, a autora se prende muito a certos detalhes que não precisaria de tanta descrição, fazendo com que o leitor perca o interesse e até se "esqueça" de qual é o assunto principal do livro.
Vamos lá, é a história de Pressia que sobrevive as explosões que destruíram a Terra, muitos morreram e os que sobreviveram carregam mutações, isto é, foram fundidos com algum elemento em que estavam próximos ou nas mãos na hora das explosões, devido a alta temperatura. Pressia é uma dessas pessoas, fundida a um rosto de boneca no braço, ela tenta sobreviver em meio as cinzas, que foi tudo que sobrou das explosões, com seu avô doente. É uma Terra devastada.

'Ela pega uma das borboleta e dá corda. As asas estremecem, levantando cinzas, que rodopiam. Cinzas rodopiantes - não é tão ruim.[...] Ela não quer ver beleza nisso, mas vê. Encontra pequenos momentos de beleza em todo lugar - mesmo na feiura.'

É realmente muito triste a realidade das pessoas naquele momento, pois somente os "escolhidos" ficam em segurança no Domo, formando e sendo treinados para serem uma raça superior. Esse é o caso de Partridge, ele é um puro, estuda e vive longe das cinzas de um mundo miserável. Partridge é escolhido, ele é especial. Mas, não é o que ele quer, ele busca a verdade, a morte de sua mãe tem várias peças que não se encaixam. Essas peças, Partridge entende como pistas, então ele foge da segurança do Domo. 
Pressia, junto com Partridge, tem a sede pela verdade e pela sobrevivência... mas, quanto mais lutam, mais eles se aprofundam em mentiras e vai descobrindo a enorme farsa que se esconde em tudo que eles conhecem. 
O Domo não é tão imponente assim, sempre a falhas em qualquer sistema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário