quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Resenha: Caixa de Pássaros

tulo: Caixa de Pássaros 
Autor(a): Josh Malerman
Editora: Intrínsica
Páginas: 195
Gênero: Terror
ISBN: 978-85-8057-653-5
Minha Avaliação: 3/5


Esse é o romance de estréia do autor. E convenhamos que estreou muito bem!
A história acontece quando misteriosas criaturas começam a caminhar entre nós. Após uma simples olhada, ninguém permanece vivo para contar o que são. Quer se manter a salvo?
NÃO ABRA OS OLHOS! O terror espreita em todos os lugares e basta um olhar de relance para que a situação fique fora de controle e a pessoa pratique atos de violência contra outros e contra si mesma, resultando em suicídio.
O autor mantem bem subentendido o que são as criaturas, depende muito da interpretação de cada um e cabe ao leitor tirar suas próprias conclusões. Ele explora muito bem a essência do medo, de que não a nada a temer a não ser o próprio medo.
Caixa de Pássaros é narrado de forma claustrofóbica, que faz com que você leia de maneira continua, mergulhando na trama e sofrendo com a agonia dos personagens.
Tudo começa com notícias de ataques ao redor do mundo, como essas histórias que se espalham tão rápido como acender um estopim. Malorie, que está grávida, é uma das sobreviventes em meio a esse caos e luta pra salvar sua vida. A dela e a da criança.
Cinco anos após o inicio dos eventos e se vendo sozinha com seus dois filhos, ela tenta desesperadamente leva-los para um lugar seguro, detalhe: às cegas. Ela treina as crianças a não depender da visão, para que os seus outros sentidos funcionam coma a maior precisão possível. Mas o que pode ser considerado seguro em meio ao caos?
Será que vão conseguir? Um erro, uma atitude impensada pode custar suas vidas. O desfecho pode ter sido melhor e com mais criatividade, porém, se adapta bem com todo o contexto da história, apresentando uma solução a Malorie a ser considerada.

Posso dar um conselho? Aconteça o que acontecer... NÃO ABRA OS OLHOS...


 Quotes Favoritas:

"Conhecer o teto da mente humana é saber o poder total dessas criaturas. Se for uma questão de compreensão, com certeza então o resultado de qualquer encontro com elas deve ser muito diferente para cada homem."

"Será que o mundo está recuando? Ou estou viajando para cada vez mais longe na direção da dor?"


7 comentários:

  1. Estou a meses enrolando para ler esse livro, mas depois dessa crítica com certeza vou abrir um espaço na agenda para ele, haha!
    Amei o blog e já estou seguindo! Virei mais vezes, beijos e sucesso! ❤
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, que bom que gostou! Sou suspeita em falar né porque adoro terror, mas leia sim e depois volta pra me contar! Obrigada, estou seguindo os seu também e está lindo!

    Beijos, Jana!

    Blog Viajei nas EntreLinhas
    Face Viajei nas EntreLinhas
    @ViajNasE_Linhas

    ResponderExcluir
  3. Olha Jana, eu li Caixa de Pássaros a poucas semanas e posso confessar? Eu gostei por demais. O livro é muito bom, inclusive venho enrolando pra fazer uma resenha no meu blog rsrsrsr. O que mais gostei do livro foi a competência e coragem do autor em criar uma atmosfera que como você mesmo disse na resenha é claustrofóbica, tipo, os personagens vivem numa espécie de paranoia interna. O fato das criaturas serem um completo anonimato e não serem descritas na trama só fazem delas fruto ainda mais fértil do medo. Gostei muito do livro e claro da sua resenha. Parabéns! :)

    versoborrado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Esse é outro livro que desejo ler há tempos, e diferentemente de O Demonologista, sempre vi comentários bastante positivos. Recentemente até sorteei esse livro em meu blog. Espero ter a oportunidade de em breve poder lê-lo também.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Eu achei esse livro muito fraquinho, esperava sentir alguma tensão ou agonia pelos personagens, mas nem isso, já que não consegui me apegar a nenhum. Ainda penso que o autor perdeu muitas chances de suspense espalhando pequenos "spoilers" pela narrativa. Não curti :/

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  6. Uau Jana!!! Muito bem escrito, dos blogs literários que entrei, esse está sendo o melhor, e sobre o livro, já vi várias indicações e quero muito ler, preciso comprar porque a capa já me chamou a atenção. Parabéns ❤

    ResponderExcluir