domingo, 10 de julho de 2016

Resenha: Carrie, a Estranha



E foi assim, com Carrie, que nasce o Mestre do terror, Stephen King (obrigada, Carrie)! Mesmo sendo escrito na década de 70, continua muito atual por abordar o tema bullying. Na história de Carrieta White fica claro como a convivência dos jovens nas escolas é difícil, que as maldades cometidas entre eles passam de espontâneas a premeditas e, portanto, mais cruéis. São notícias e relatos que desde o inicio do livro fica bem claro que algo de muito errado aconteceu em Westover - Maine.
Carrie sempre foi o 'bode expiatório dos colegas'. Sempre a mais estranha.

Além do bullying, King coloca em pauta outro fator, este psicológico, a obsessão. A mãe de Carrie, a viúva Margaret a criou dentro de sua suas convicções religiosas, que beiram a demência. Margaret é tão obcecada com o pecado que se auto flagela como castigo, viviam na privação de tudo que causasse a mínima sensação de prazer. Margaret caiu na tentação da carne e estavam pagando pelo pecado que originou na vida de Carrie.


Jesus me olha da parede,
Rosto frio feito de pedra,
E se sou por ele amada
Como ela sempre diz que sou,
Por que me sinto tão só?

E Carrie cresceu assim alienada e com essa visão deturpada de religião. Mas, para o Mestre do terror, isso não basta. Apesar disso já citado, temos a habilidade telecinética de Carrie, ela é capaz de mover objetos com a mente. Antes, não imaginava usar isso para causar algum mal intencional a alguém, nem mesmo para a mãe quando provocou uma chuva de pedras aos três anos. Mas, ela não é mais uma criança, e o baile de formatura se aproxima.

Quando seu corpo deu o alerta de que estava se tronando uma mulher, a situação de Carrie piora. Estava no vestiário quando sangue escorreu pelas pernas, e suas colegas não agiram com descrição... A vontade de humilha-la foi maior. Carrie não entende o que aconteceu, não foi orientada que isso aconteceria uma dia.
O peso na consciência de uma das colegas crués do colégio, que ajudou a jogar absorventes em Carrie aos berros de 'regra' no vestiário, esse arrependimento faz com que esta desista de participar da formatura e cede seu par, um garoto popular da escola, para acompanhar Carrie ao baile. O que parecia ser um conto de fadas, vira um pesadelo.
Uma brincadeira cruel de alguns colegas no auge do baile, põe tudo a perder... Agora, Carrie é uma bomba relógio telecinética... e está em transe. Ela sente o poder percorrendo seu corpo, e para ela não tem barreiras, não há mais sua mãe, e ninguém pode impedi-la, a cidade está a seus pés. Ela é forte. Tudo queima a sua volta, brasas vermelhas, assim como o vermelho do sangue em seu vestido. E a suas costas só deixa devastação.
Carrie, já tem duas adaptações para o cinema, e a história é tão bem feita que já é quase uma lenda urbana. É um livro de menos de duzentas páginas, é relativamente pequeno. 
Mas, são páginas extremamente envolventes, onde King tem o domínio do que quer causar ao leitor e consegue desenvolver perfeitamente... Tudo se encaixa, é de dar arrepios!


Minha Avaliação 





Ficha Técnica:
Título: Carrie, A estranha 
Autor(a): Stephen King
Editora: Suma de letras
Páginas: 199
Gênero: Ficção americana
ISBN: 978-85-8105-036-2

Sinopse: Carrie é uma adolescente tímida e solitária. Aos 16 anos, não pode viver os prazeres e as descobertas dos jovens de sua idade. Dominada pela mãe, uma fanática religiosa que reprime qualquer manifestação de vida, Carrie acredita que tudo é pecado. Viver é enfrentar, a cada dia, o terrível peso da culpa.
Para os colegas de escola, até mesmo para os professores, ela é uma menina estranha, incapaz de conviver com os demais. Dia a dia mais isolada, sofre com as piadas maldosas e o deboche. No entanto, há um segredo por trás de sua aparência frágil: Carrie tem poderes sobrenaturais, e com a simples força do pensamento é capaz de mover objetos. Esse é seu jogo particular, duramente reprimido como tudo mais em sua vida.
No fatídico dia de sua formatura, um ato de bondade ofereceu a Carrie uma outra forma de enxergar a si mesma. Porém, um outro ato - de absoluta crueldade - provocou uma irremediável reviravolta e transformou ser jogo secreto em uma arma de horror e destruição. Chegou a hora do acerto de contas.
Carrie, a estranha é uma dos maiores clássicos de terror da literatura contemporânea e um dos mais aclamados livros de Stephen King.

8 comentários:

  1. Olá!
    Nunca li nada do King, mas pretendo um dia. Nem sei por onde começar, rs
    Vi o filme da Carrie há muito tempo, mas n foi uma história que tenha me marcado tanto assim.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Carol! Então, sou suspeita em falar porque adorooo o King, os melhores livros que já li ou é dele ou é do Gaiman. Mas, acho que vale a pena ler sim, claro, se você gostar de terror ou se for mais eclética.
      Beijos, Jana!

      Blog Eu Li nas EntreLinhas

      Excluir
  2. Oi, Jana!
    Carrie é bom demais. Adoro os livros do Stephen King.
    Beijos
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Amei a sua resenha, é bem verdade, essa história é quase uma lenda urbana. Você assiste a série Scream? Nesses últimos episódios teve uma cena parecida com a do baile de Carrie, uma homenagem e tanto! Ainda não tive chance de ler o livro, mas com certeza farei isso quando der!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol! Não assisto, mas confesso que já fui procurar aqui e já me interessei!
      Leia sim, vale a pena!
      Beijos, Jana!

      Blog Eu Li nas EntreLinhas

      Excluir
  4. Olá Jana. "Carrie, A Estranha" foi o primeiro livro de King q li, e adorei. Virei um grande fã do autor e de suas obras. Recentemente terminei de ler "It: A Coisa" e vou já começar o segundo volume da saga da Torre Negra. Quanto mais eu leio mais eu amo a escrita dele.

    Adorei a resenha, a partir de agora vou acompanhar mais o blog.

    Bjs, Walvi.

    Blog New World

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Walvi. Que bom que gostou, fico muito feliz! Obrigada! King é king né, também não fico sem ler algum livro dele!
      Beijos, Jana!

      Blog Eu Li nas EntreLinhas

      Excluir