quinta-feira, 7 de julho de 2016

Resenha: O demonologista



O demonologista explora a influência do diabo na história da humanidade, influência essa que perdura desde a nossa expulsão do Éden até eventos da atualidade. Tem um desenvolvimento que prende o leitor. 


O autor faz várias menções de Paraíso Perdido de John Milton, obra que inspirou manifestações artísticas como quadros e vários livros. E intercala citações de Milton para dar intensidade as suas ideias na trama.
Trata-se da história do professor universitário David Ullman, especialista em narrativa religiosa e altamente cético. Sua carreira é a única coisa bem sucedida em sua vida, desmentir Deus e o diabo é a sua vida. O casamento está arruinado e está cada vez mais distante da vida da filha, de quem costumava ser próximo. Temos no livro, além do sobrenatural, um drama familiar muito forte. Incluindo até segredos mais antigos da família de Ulmann.
Certo dia ele recebe uma visita inesperada de uma estranha mulher, que lhe faz uma proposta difícil de recusar: uma viajem com tudo pago para Veneza e um caso peculiar a resolver. Diz ela que um demonologista é difícil de encontrar. Ferido pela traição da esposa e o distanciamento da filha, vê ai uma oportunidade de passar alguns bons momentos com Tess, entre pai e filha. A partir daqui, Ulmann é perseguido por acontecimentos que fogem ao natural e ao humano, e que a causa desses fenômenos o quer como testemunha de seus feitos. E nisso perde Tess, que escapa de suas mãos e cai em direção ao vazio. Ulmann tem a convicção de que algo inumano a levou. Temos a motivação de um pai com a vaidade de um demônio, uma mistura perigosa. Então, dá-se inicio ao um jogo de enigmas que vale a vida da filha.
O final, não é surpreendente, e acaba acontecendo um desfecho meio rápido por tudo que o livro promete. Porém, o contexto é muito bom, tem uma pitada de suspense, a leitura é boa e flui muito bem. 



Minha Avaliação 



Ficha Técnica:


Título: O demonologista
Autor(a): Andrew Pyper
Editora: DarkSide Books
Páginas: 322
Gênero: Literatura americana, Ficção
ISBN: 978-85-66636-70-3
Sinopse: O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo – principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico.
Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas uma boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma.
Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.
(Via DarkSide)
“Milhões de criaturas espirituais andam na Terra
Invisíveis, tanto quando estamos acordados,
como quando dormimos”
JOHN MILTON

19 comentários:

  1. Eu ainda não li este livro, mas a curiosidade é grande. Já vi algumas opiniões um pouco desanimadoras, mas também vi outras que me deixaram eufórica!!!

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O conteúdo deste livro me intriga bastante, gostei de encontrar algo nesse estilo. Não conhecia essa palavra, "demonologista", acabou de entrar para o meu léxico.
    Boa resenha, parabéns!
    Historiar

    ResponderExcluir
  3. Olá Janaina,
    Eu ainda não consegui ler esse livro, e estou pensando ainda se vou pegar para uma leitura.
    Adorei a resenha.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  4. Li tantas resenhas positivas sobre esse livro que não resisti e peguei o e-book dele estando a um paço do livro físico por conta do capricho de todas as obras da Dark, sua resenha só me fez ficar com mais vontade ainda!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pandora! Obrigada! Eu particularmente gostei sim da leitura então, recomendo!

      Beijos, Jana!

      Blog Eu Li nas EntreLinhas

      Excluir
  5. Pela sinopse o livro parece ser muito bom.. adoro livros de suspense. Beijos.

    www.bloggeucerqueira.com

    ResponderExcluir
  6. Tudo que envolva o capiroto eu me interesso haahhahahhahahah Eu curto como eles abordam essa influência na sociedade.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiza. Somos duas então! Eu também adoroooo, pena que é um gênero meio incompreendido kkkkk. Eu leio, não por se tratar de sobrenatural, nem nada disso... é pela filosofia mesmo.

      Beijos, Jana!

      Blog Eu Li nas EntreLinhas

      Excluir
  7. Olá Jana!
    Já li esse livro, gostei muito. O final? Me decepcionou e fez com que ele não entrasse pra lista dos meus favoritos. Terminei de ler Os Condenado, do mesmo autor, hoje, e já lhe adianto que é um ótimo livro e o autor conseguiu escrever um final decente. hehe Escreverei resenha dele em breve. Gostei muito do blog e já estou seguindo. Continuemos divulgando o terror!
    Abraços

    Leitor Noturno e Coisas de Um Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Matheus. Então o final deixou a desejar mesmo... esperava mais! Mas, leitor de terror é exigente mesmo né kkkk Vou esperar, com certeza, essa resenha nova!
      Beijos, Jana!

      Blog Eu Li nas EntreLinhas

      Excluir
  8. Olá Jana,
    Recentemente eu li este livro e ele foi uma grande decepção para mim. Mesmo não criando qualquer expectativa com esta história, quando eu li parecia que me jogaram um balde de água fria. Foi broxante! E assim como você eu não entendi o final. Foi tudo muito rápido e nada surpreendente. A premissa da história foi muito boa, mas acho que faltou terror nela.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    Leonardo - Blog Brainstorm

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Antes de ler esse livro eu me deparei com inúmeras resenhas negativas. Ainda assim resolvi me arriscar, já que era um livro que eu estava louca para ler há um bom tempo. E confesso que no final vi que as pessoas tinham razão. Infelizmente o livro não me convenceu, e não foi pelo excesso de referências não, que de certa forma foram importantes durante todo o desenvolvimento da obra. O final foi meio ''sem pé nem cabeça'' e a leitura não me agradou em quase nenhum momento. Foi realmente uma decepção :/ Mas fico feliz que tenha funcionado pra você.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Obrigada pela visita! Então, para mim a leitura fluiu bem, até que li bem rápido! Valeu a pena, por mais que deveria ter um final melhorzinho!
    Beijos, Jana!

    Blog Eu Li nas EntreLinhas


    ResponderExcluir
  11. Mas, afinal, vc acha q o final do livro foi Feliz, ou tragico? Tess saiu, ou nao, do inferno? Vejo muitas discussao sobre isso, mas pouca gente toma posiçao.

    Ass. Albert Anders

    ResponderExcluir